top of page
Buscar
  • Foto do escritorLittle Stories

Queijo canastra: patrimônio gastronômico brasileiro entre os melhores do mundo

Pelo segundo ano consecutivo, o queijo produzido na região da Serra da Canastra entra na lista dos melhores do mundo do site TasteAtlas





Que o canastra é bão demais da conta a gente já sabia, mas além disso o tradicional queijo artesanal mineiro continua sua trajetória de sucesso no mundo gastronômico e pelo segundo ano consecutivo entra no ranking 2023 de melhores queijos do mundo do TasteAtlas (veja a lista completa aqui), um site americano que tem se tornado referência na culinária mundial, ultrapassando queijos famosos como o italiano Grana Padano.


O queijo canastra é um patrimônio gastronômico brasileiro, com mais de duzentos anos de história. Originário da região da Serra da Canastra, em Minas Gerais, esse queijo é feito com leite cru de vaca e tem um sabor levemente ácido e apimentado.



Mas como saber se o queijo que você compra é original e de qualidade? Como garantir que ele foi produzido seguindo as regras específicas da denominação de origem controlada? Como rastrear o produtor e a data de produção do queijo e evitar falsificações?


Essas são algumas das questões que motivaram a parceria da Globalfood, uma empresa de soluções para a indústria de laticínios, com os produtores locais, para o desenvolvimento da inovadora etiqueta de caseína, um selo comestível que identifica cada queijo canastra com um número único. A etiqueta é feita da proteína do leite e de tinta alimentar e pode ser consumida junto com o queijo sem nenhum problema. A Canastra é a primeira região brasileira a usar essa ferramenta de rastreabilidade, que beneficia os produtores locais e valoriza o produto.


Aqui na Little Stories curtimos muito quando a Globalfood nos chamou para contar essa história sobre como a tecnologia pode preservar uma tradição e como o selo de caseína faz a diferença na vida dos produtores e consumidores do queijo canastra. Em nosso canal do YouTube, você vai conhecer mais sobre esse queijo tão especial e a etiqueta de caseína. Você vai ver também belas imagens da Serra da Canastra e ouvir depoimentos emocionantes dos produtores. É uma história que merece ser contada e compartilhada!



24 visualizações0 comentário
bottom of page