top of page
Buscar
  • Foto do escritorLittle Stories

Era uma vez um queijo...

Atualizado: 15 de jan. de 2020

Existem histórias que trazem tantas sensações: cheirinho de terra molhada, o aconchego do colo da vó, e claro, sabor! Gosto de infância!


A história do queijo mineiro da Serra da Canastra é bem desse tipo. Uma história que encanta e vem sendo contada há cinco gerações!


A preocupação de todos da região é manter a tradição. Como diz a produtora Solange Soares, cheia de emoção: “O queijo é de leite cru! Um produto vivo! E ele é vivo dentro da nossa história”.


Mas famílias produtoras estavam desistindo de se sustentar com o queijo para tentar a vida na cidade. Há 30 anos, havia 800 produtores de queijo na Serra. No começo dos anos 2000, restava menos da metade.


A realidade assustava. Portanto, era preciso fazer alguma coisa! Os produtores pediram socorro. E para salvar o queijo, além de manter viva a sua história, os produtores decidiram investir em qualidade. Buscaram conhecimento com produtores dos famosos queijos franceses. Uh lalah!


Na trilha do saber, descobriram vários fatores que colaboram para a preservação do queijo de qualidade: rebanho livre de zoonoses, boas práticas de ordenha, água potável e rigor na fabricação.


Os produtores lutaram pela cultura do queijo! Com os franceses, aprenderam ainda o conceito da rastreabilidade e assim nasceu também a homologação que passou a ser impressa no próprio queijo.


A tecnologia da etiqueta de caseína permitiu a impressão desse selo. A inovação foi trazida pro Brasil pela Globalfood e começou a ser aplicada em fevereiro de 2019.


A etiqueta passou a atestar a origem do queijo em todo o território nacional. Depois dela, o produto ganhou reconhecimento e quem compra, tem a certeza de estar levando pra casa um produto autêntico e que enche de orgulho seus produtores.


O queijo centenário da Serra da Canastra é mais que um derivado do leite, é patrimônio cultural e gastronômico, repleto de identidade, e, agora, também cheio de tecnologia!


A história do queijo mineiro emociona, resgata sensações e continua a ser escrita! Ela é viva como ele! Uma história do jeitinho que a gente ama contar.


92 visualizações1 comentário
bottom of page